Nota explicativa sobre as disciplinas de estágio do próximo semestre 2021/1, de 16 de novembro de 2021 a 02 de abril de 2022

Publicado em: 04/10/2021 11:21:02

Nota explicativa sobre as disciplinas de estágio do próximo semestre 2021/1, de 16 de novembro de 2021 a 02 de abril de 2022


Nota explicativa sobre as disciplinas de estágio do próximo semestre 2021/1, de 16 de novembro de 2021 a 02 de abril de 2022.

Prezados alunos do quarto e do sexto período, que cursarão, respectivamente, os períodos quinto e sétimo no próximo semestre,

por meio desta nota, o Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas e a Coordenação de Estágios do Curso de Letras Português explicam uma decisão do colegiado (aprovada na reunião ordinária de setembro) sobre as próximas ofertas de estágio.

O próximo semestre se inicia na segunda metade de novembro/21 e vai até o início de abril/22. Há alguns complicadores para a oferta de estágio nesse período, dentre os quais destacam-se dois: a) o semestre da UNIR estando em grande parte no período de férias escolares; b) a incerteza atual sobre os campos de estágio, na medida em que há algumas escolas com atividades remotas, outras híbridas e outras quase totalmente presenciais.

Sendo assim, o colegiado decidiu fazer algumas trocas para que não seja prejudicado o fluxo curricular das turmas:

- Para o futuro quinto período, em vez do Estágio de Observação no Ensino Fundamental II, será adiantada uma disciplina do sexto período: Semântica e Pragmática.

- Para o futuro sétimo período, em vez do Estágio de Regência no Ensino Fundamental II, será adiantada uma disciplina do oitavo período: Análise do Discurso.

Dessa forma, no semestre subsequente, o sexto período terá dois estágios de observação, e o oitavo período terá dois estágios de regência. Pelo adiantamento das disciplinas supracitadas, haverá espaço na grade e a expectativa é que os estágios possam ser cumpridos presencialmente sem riscos à saúde pública a partir de abril/maio de 2022.

Adicionalmente, será ofertada uma disciplina optativa (Teorias Críticas da Cultura) em um horário possível tanto para o quinto, quanto para o sétimo período. Portanto, os alunos dessas turmas que ainda não fizeram essa optativa poderão se matricular nela nos dois últimos horários da sexta-feira.

 

Agripino José Freire da Fonseca (chefe de departamento)

Lucas Martins Gama Khalil (coordenador de estágios)

Fonte: Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas